Você já ouviu falar em Cabarete?
Dicas de kitesurf de uma alma aventureira ~ @bru.lisboa
Até pouco tempo atrás eu também nunca tinha ouvido. É uma pequena cidadezinha na República Dominicana que é perfeita para a prática de kitesurf.
Brasileiro tá por todo lado né? Mas aqui encontrei pouquíssimos, e talvez seja por isso que esse destino não seja muito conhecido para nós ainda. Então aproveite as dicas para explorar esse lugar incrível antes de todo mundo.
Como chegar?
Tem vários aeroportos para vir para a república dominicana: Puerto Plata, Santiago de Los Caballeros, Santo Domingo e Punta Cana. Os dois primeiros são os mais próximos de Cabarete, porém todas as cias aéreas que fazem vôos para esses aeroportos são americanas, então sempre tem uma conexão nos states, se você não tiver o visto americano não será possível chegar por lá.
A opção mais comum é voar para Santo Domingo, e pegar um transfer ou ônibus até Cabarete. São quase 5 horas de viagem cortando todo o país.
Quando vir?
Em Cabarete venta simplesmente o ano todo! É ou não é maravilhoso isso? Mas os melhores meses de vento são de Junho a Agosto. Mas mesmo se você vier antes disso, pode ter certeza que terá vento. As semanas ruins tem 3 dias de velejo. Se você quer fazer uma kitetrip para Cabarete não tem erro!
Onde se hospedar?
A melhor praia para fazer uma imersão total no kitesurf é a kite beach. Fica um pouco mais afastadinha do centro da cidade, mas nada demais (cerca de 7min de moto), e é onde tem as melhores condições para prática de kite.
Se você está procurando custo benefício sugiro se hospedar na Mango House. É uma vilazinha feita de kitesurfistas para kitesurfistas. Todos os vizinhos velejam e são de toda parte do mundo, fiz amizades incríveis por aqui. Os apartamentos tem água quente e ar condicionado, mas são simples. Você pode chamar a Sami no whatsapp (+393479597161) e falar que a Bruna indicou que você ganha um descontinho.
Se você está procurando algo mais luxuoso, recomendo dar uma olhada no Kite Beach Hotel.
Como é o velejo em Cabarete?
Como eu disse, aqui venta o ano todo, as condições perfeitas são de 15 a 20 nós. O vento entra mais ou menos às 14h e dura até a noite. Minha rotina aqui consiste em fazer a primeira sessão no início da tarde, descansadinha e depois uma segunda sessão de pôr do sol que é simplesmente incrível!
O fundo é de coral, mas não chega a ser raso então não precisa se preocupar muito. Água bem azul e você vê tartarugas o tempo todo no seu velejo. As ondas não são grandes, mas ainda assim tem algumas que quebram na barreiras de coral, se você pratica kite wave a diversão tá garantida.
Além da kite beach temos também La Boca, que é um rio que se encontra com o mar e você pode velejar no flat, o único problema é que é bem pequeno então com 6 pessoas e o pico já tá crowdeado, vale a pena visitar nos dias de semana.
Você também pode fazer um downwind saindo do rio de La Boca até a Kite Beach, ou então de Kite Beach até a praia de Encuentro, que é a praia de Surf.
O que fazer em Cabarete?
Além do velejo, aqui também tem surf, inclusive uma das etapas do wsl qs foi aqui em 2023. E você pode se aventurar nas cachoeiras, caiaque pelo rio, stand up, passeio de buggy, visitar a floresta dos macacos, andar à cavalo na praia, snorkling, ou só relaxar em algum restaurante beira-mar.
Como é o custo de vida $$?
A moeda na república dominicana é o Peso Dominicano, 1 real é quase igual a 10 pesos. Mas os preços aqui são mais altos que no Brasil.
Por estar perto dos Estados Unidos e ter muito turista estrangeiro sofre muita influência do dólar, algumas lojas inclusive têm seus preços em dólar e não peso.
A média de gastos em restaurantes fica em 1,200 pesos = R$120.
O mercado também tem preços mais elevados que o Brasil. Mas nada muito exagerado de caro também.
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse lugarzinho incrível que chamei de casa por 4 meses.
Quaisquer dúvidas estou à disposição! Só me chamar na dm @bru.lisboa.